Campanha de Vacinação da Gripe segue até Junho em Caibi

Publicado em 26/04/2018 às 07:50 - Atualizado em 26/04/2018 às 07:50

A Prefeitura de Caibi, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação seguirá até o dia 02 de junho, na Unidade de Saúde.
Os grupos prioritários para receberem a dose são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina) e povos indígenas.

Segundo uma das responsáveis pelo setor de Epidemiologia, Edimara Conte Portes, a expectativa do setor é de que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no município, sejam vacinadas contra a gripe.

Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são: influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.

A Enfermeira Rubia Perin, do setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde, destaca que a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, é necessário atenção.
A orientação é que à população adote cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Concomitante à Campanha da Gripe, a Secretaria de Saúde de Caibi também realizará a mobilização estadual contra o tétano, visando a atualização das cadernetas de vacina.