Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


PREFEITO DE CAIBI RECEBE PREMIO DE PREFEITO EMPREENDEDOR

Publicado em 27/04/2022 às 10:28 - Atualizado em 27/04/2022 às 10:30

Com o “Programa de Certificação e Saneamento da Propriedade Leiteira” o prefeito de Caibi, Eder Picoli, conquistou o Selo de Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que aconteceu no mês de abril em Florianópolis. Essa categoria reconhece os projetos que têm como objetivo facilitar o acesso dos pequenos negócios ao uso da tecnologia e inovação, conectar os atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do território, inserir os temas de inovação e sustentabilidade nos setores público e privado, com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência dos serviços e adequação à legislação ambiental.

De acordo com o prefeito, o programa tem como objetivo principal promover a sanidade animal, a saúde humana e a qualidade dos produtos. As propriedades certificadas foram incentivadas a cumprirem a legislação vigente, aumentarem a produtividade e ampliarem o rebanho. “Nossa meta é certificar o maior número de propriedades do município para garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores envolvidos nessa cadeia produtiva, além de entregar ao consumidor um produto de qualidade”, explicou. Foram beneficiadas 69 propriedades rurais do município com assistência técnica de qualidade, cursos/treinamentos, melhoria aos acessos das propriedades e conscientização sobre a importância de melhorar a estrutura e de investir no bem-estar dos animais.

Picoli relatou que anteriormente ao projeto não existia um controle de fiscalização dos animais ou das propriedades, principalmente, em virtude do alto custo dos exames. “Essa ideia surgiu a partir do aparecimento de casos de tuberculose e brucelose em propriedades locais e da região. Isso resultou em elevados prejuízos aos produtores, pois alguns perderam todo o seu rebanho. Buscamos a parceria com o Sebrae para realizar as adequações necessárias para o cumprimento das normativas, o que tornou possível a realização de exames com um baixo custo para os empresários rurais. Também realizamos o monitoramento da propriedade que apresentou casos dessas doenças para solucioná-los o mais rápido possível e não comprometer a atividade econômica”, comentou.

 

Prêmio

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios – o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio.